Desde o nascimento, a respiração nasal é vital para o ser humano. Quando ocorre uma obstrução nasal por longo período de tempo, gera-se uma mudança do padrão respiratório de nasal para oral. Esta adaptação é patológica e gera várias alterações funcionais.
Doenças Obstrutivas na Infância: Causas e Consequências
As doenças obstrutivas mais comuns na infância responsáveis por esta alteração são: Hipertrofia de Adenóides e/ou Amígdalas e Rinite. O padrão de respiração bucal consiste no fato da boca estar constantemente aberta, sem vedação labial, com uma queda da mandíbula e alteração na posição da língua.
Alterações Craniofaciais e Prejuízos Estéticos
Consequentemente, ocorrerá um desequilíbrio nas forças externas (lábios e bochechas) e internas (língua) que causarão alterações craniofaciais como fáscies alongada, estreitamento do maxilar, palato duro estreito e ogival, aumento do ângulo mandibular, nariz estreito, boca aberta, lábios desproporcionais e má oclusão dentária.
Previna Danos Estéticos e Funcionais
Frequentemente, os pais não percebem essas alterações e os danos estéticos/funcionais podem tornar-se permanentes. Evite este tipo de situação! Marque uma consulta e descarte alterações alérgicas prejudiciais à qualidade de vida das suas crianças!
Espero que essas informações tenham te ajudado! Caso precise mais alguma especificação e detalhes, entre em contato. Estou aqui para ajudar!
Diego Marroni (CRM 26754/RQE 19378)
#AlergistaPortoAlegre #DiegoMarroni